Em uma programação híbrida entre dança e performance, a dupla de artistas Sueena apresenta a estréia mundial de uma coreografia executada por 20 birutas (bonecões de tecido movidos a ar controlado), explorando diversos movimentos de grupos, com trilha sonora original e controle dos “bailarinos” através de uma interface criada a partir de arduíno.

A intenção é que a apresentação explore movimentos da dança com a utilização de componentes eletrônicos e um corpo de baile inanimado, com variações das formações em solos, duos, trios, quartetos, quintetos e conjuntos. A composição original foi criada pela DJ Simoníssima, a partir de remixes de músicas instrumentais e sons que remetem a uma atmosfera industrial, ao mesmo tempo em que exploram ritmos latino-americanos.

Para a concepção da interface de controle dos equipamentos foi convidada a artista Aieda Freitas, que já possui um reconhecido trabalho no campo da media art, com o uso de programação de softwares e hardwares livres. A mesa controladora permite inflar e desinflar cada uma das figuras componentes, provocando reações a partir da variação do fluxo de ar dos bonecos em sincronia com a ambientação sonora. Duração: 40 minutos.