Exposição de comemoração dos 50 anos da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, na qual fiz a idealização e coordenação do projeto, desenho expográfico e conteúdo.

Texto expositivo:

Exposição Audiovisual: A USCS em seus 50 anos

A presente exposição convida o público a conhecer um pouco mais sobre a trajetória da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, desde os tempos da inaugural  Faculdade de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, passando, como não poderia deixar de ser, pelo marcante período em que a instituição atendia por Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul, o IMES São Caetano.
Ao longo dessa trajetória, foram muitos os fatos vivenciados por diversas pessoas que aqui atuavam – ou ainda atuam – como professores, funcionários, estudantes, diretores e demais colaboradores. São essas as pessoas que construíram a história da universidade, repleta de desafios e de conquistas. A USCS tem nesses protagonistas sua essência e sua força motriz.
Guiado pelas lembranças de alguns desses personagens, o visitante deste espaço poderá acompanhar, por meio de linguagem audiovisual, momentos diversos dos  últimos cinquenta anos. Fotografias e vídeos retratam as transformações que levaram a Faculdade de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais a se transformar na Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Do pequeno âmbito local, na cidade de menor espaço territorial do Grande ABC, a USCS é hoje uma universidade que rompe as fronteiras de São Caetano do Sul, ultrapassando os limites dessa região, com inserção nacional e internacional.
O que mudou na USCS desde 1968? Qual a importância da universidade para a sua cidade e para a Região do Grande ABC? Qual o impacto das ações dessa instituição de ensino na vida de tantas pessoas que por aqui passaram? Qual o legado da Universidade Municipal de São Caetano do Sul em seus 50 anos?
São possíveis respostas para essas e tantas outras perguntas que essa exposição “A USCS em seus 50 anos” se propõe a oferecer ao seu público, por meio de imagens que se movem diante de nós e de vozes que nos contam histórias, memórias vivas.